Cruzeiro, quase no encontro entre Rio, São Paulo e Minas, surgiu por ser o marco entre o limite das capitanias.
Fundada em 1871, a cidade está no alto da Serra da Mantiqueira. Isso significa várias opções de trilhas para trekking, montanhismo, rapel e banhos de cachoeira. A Cachoeira da Serra, é uma ótima pedida para refrescar, e a caminhada não cansa tanto apesar da duração (são 2 horas acompanhando a Linha Férrea). Só um lembrete: faça a trilha quando estiver muito calor, ou então o tempo que voce aproveitará a água diminui consideravelmente.
Além das belezas naturais, Cruzeiro abriga o túnel da Mantiqueira, um túnel ferroviário que cruza a fronteira entre São Paulo e Minas, e foi abrigo de uma batalha durante a Revolução Constitucionalista de 1932. A casa do primeiro proprietário de terras da cidade, Major Neves, hoje é um museu sobre a história do município.
Cruzeiro não é uma cidade muito grande, e nem possui grandes atrativos turísticos. O ponto forte é que ela é aconchegante. O clima da serra faz da cidade uma pausa perfeita pra descansar, contemplar a paisagem e terminar (ou começar) o percurso da estrada velha em grande estilo.
Até a próxima parada!
um beijo
Bem bacana mostrar esses pontos turísticos que não vão aparecer (pelo menos por enquanto) no Guia 4 Rodas)...
ResponderExcluirEsses roteiros alternativos são mais baratos, menos concorridos...
Tá ficando cada vez melhor, esse blog.
Yoda Master