sexta-feira, 26 de junho de 2009

Estrada Real/ Caminho Velho: Paraty

A Estrada Real era o caminho feito na época da mineração, levando as pedras preciosas e o ouro do interior até o litoral. Tudo começou no século 17, no Caminho Velho, que escoava o ouro da antiga Villa Rica - atual Ouro Preto - até Paraty, o porto no Rio de Janeiro.

E é em Paraty que começa o percurso pela estrada velha. Com ruas de pedras, casarões coloniais e igrejas dos séculos 18 e 19 (tombadospelo Iphan em 1958), e muita história preservada, Paraty é mais que simplesmente um cartão postal bonito.

Amanhã, 1º de julho, começa a FLIP, Feira Literária Internacional de Paraty. A edição desse ano vai até 5 de julho e homenageia Manuel Bandeiras. Entre os convidados, o meu preferido é Chico Buarque, que vai lançar "Leite Derramado" (ainda não li, mas a mãozinha coça toda vez que vejo o livro na livraria). Mas a feira em si conta com vários outros escritores, e atividades.

Além disso, a beleza natural de Paraty também impressiona. O Parque Nacional da Serra da Bocaina é uma reserva da Mata Atlântica dentro do município. As praias, em sua maioria desertas, estão preservadas também pelo isolamento que chegou a Paraty depois da construção da ferrovia ligando São Paulo ao Rio de Janeiro pelo Vale do Paraíba. Aliás, esse isolamento perservou não só as belezas naturais, mas também as arquitetônicas.

A vida cultural da cidade não deixa a desejar. Além da FLIP, festivais religiosos, gastronômicos e culturais também tomam palco na cidade durante todo o ano. Tem desde Procissão Marítima a Festival Internacional de Cinema.

É isso.
Hasta!
boa FLIP pra quem for (tentem dar um beijo no Chico por mim)
beijos

Um comentário:

  1. Oi Prima,
    Passei por aqui p/dar um oi e te contar que no início do mês eu eu Bru iremos de férias, vamos pegar a estrada Real e ir até Diamantina...show, né ? Estamos montando o roteiro ainda...
    Depois te conto.
    Grande beijo e sucesso no blog.
    Cris

    ResponderExcluir