quarta-feira, 22 de julho de 2009

Estrada Real/ Caminho Velho: Tiradentes

Na mesma região de São João del Rei, está Tiradentes, renomeada assim após a proclamação da república em homenagem a Joaquim José da Silva Xavier, mártir da Inconfidência Mineira.

A cidade é ao mesmo tempo, referência na arte barroca (Tiradentes é um dos centros históricos mais bem preservados do país) e destaque pelas belezas naturais (a Serra de São José foi integrada pela UNESCO à Reserva da Biosfera por ser a maior formação natural da região).

A Igreja Matriz da cidade, de Santo Antônio, é a segunda em ouro do país, e um belo exemplar do barroco brasileiro, enquanto a capela de Nossa Senhora das Mercês foi construída no estilo rococó. Boa parte do calçamento da cidade ainda é do século XVIII, data de algumas das construções da cidade.

O mérito de Tiradentes para ser incluso na Reserva da Biosfera vem em grande parte da Serra de São José, com diferentes biomas a medida que a altitude varia. Matas ciliares nos barrancos e próximos aos riachos no pé da serra abrigam orquídeas e bromélias e uma grande diversidade de flora e fauna. Nas altitudes medianas, é possível observar mata de cerrado, e a medida que os terrenos ficam mais altos, a única vegetação são os campos rupestres (ou vegetação de campos mesmo). Além disso, é possível percorrer a região em passeios a cavalo, que variam de 3 horas a 3 dias.

Um patrimônio da cidade digno de visita é o Balneário de Águas Santas, com banhos termais radioativos, indicados para vários males (ou simplesmente para relaxar). Além disso, conta com infra-estrutura de hoteis e pontos turísticos como cachoeiras e riachos.


É isso!
Hasta
Um beijo

2 comentários:

  1. Tô falando que você está wasting ur time na Magazin....

    Logo "aquele" registro vai expirar... Vamos renovar?

    Bisou

    ResponderExcluir
  2. Fotos dos locais ajudariam muuuuuuuuuito ....

    Bisou

    Renova ou não renova?

    ResponderExcluir