sexta-feira, 10 de julho de 2009

Estrada Real/ Caminho Velho: Carrancas

Um pouco mais pra cima na Estrada Real está Carrancas, a cidade conhecida por suas riquezas naturais (entenda cachoeiras, rios e trilhas) no meio da bacia do São Francisco.
As carrancas, figuras em formas animais ou humanas, são usadas por pescadores, no caso no rio São Francisco, para espantar os maus espíritos das embarcações.
Apesar das mais de 50 cachoeiras (destaque para a 'Véu de Noiva', 'Cachoeira da Fumaça', 'Cachoeira do Moinho', 'Cachoeira da Zilda' e 'Cachoeira da Serrinha'), das piscinas naturais e das grutas da região (que ainda são novidades no roteiro da cidade, já que muitas ainda não foram totalmente monitoradas), Carrancas tem um calendário atrativo o ano todo. O carnaval fora de época (nem tanto, já que são só 15 dias antes) lota a cidade, mesmo sem as comemorações "oficiais". Além disso é possível apreciar diversas atividades, de festivais gastronômicos à campeonatos de trekking ou pipa, passando por várias festividades religiosas.
Mesmo sendo uma cidade pequena (são cerca de 5000 habitantes), Carrancas tem se estruturado para receber o crescente número de turistas que visitam a região. Para isso, a cidade conta com agências oferecendo serviço de monitores para as trilhas, já que elas situam-se geralmente em áreas particulares e podem ser confusas.
Se voce vai a Carrancas, prepare o fôlego. O cartão postal da cidade, a Cachoeira da Fumaça, é a única que fica dentro dos limites do município, e ainda sim são 5 km de caminhadas. Mas a queda de 10 metros e as piscinas naturais ao redor valem todo o esforço. A Cachoeira da Zilda, que tem 2 quilômetros de extensão, além das piscinas naturais e até uma pequena praia.
A Estrada Real ainda está preservada em Carrancas, podendo ser percorrida dentro do município da Capela do Saco até a Fazenda Traituba. Uma boa caminhada que mostra parte da história de Carrancas, que começou a ser colonizada na época da exploração do ouro e das pedras preciosas da região.
É isso!
Hasta
beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário