Passa Quatro já está no trecho mineiro da Estrada Real. Na verdade, o trecho paulista é muito pequeno, e só existe em consequência da Serra da Mantiqueira (o Vale do Paraíba facilitava a descida para Paraty).
A cidade está localizada entre os vales de dois importantes rios da região: Sapucaí e Verde. Isso implica em várias cachoeiras, paisagens para apreciar e trilhas a percorrer. Mais interessante ainda é a Fazenda Toca do Lobo e seu conjunto de grutas exploradas no início do ciclo do ouro.
Uma recomendação 'histórica' é o passeio no Trem da Serra da Mantiqueira, que vai de Passa Quatro até a Garganta do Embaú, em Cruzeiro. É como o passeio de trem até Jundiaí, reativado para fins turísticos.
O clima de Passa Quatro é semelhante ao de Cruzeiro, o que incita a passar as noites enrolado num bom cobertor e com um bom chocolate quente (ou um chá pra quem preferir). Aproveitar as pousadas, que têm se desenvolvido na cidade depois que o fluxo de turistas aumentou, é uma recomendação, assim como as atrações naturais e históricas da cidade.
Sempre é bom lembrar que a Estrada Real não era uma linha reta. Além das cidades postadas aqui, existem várias outras na região com inúmeras atrações, e Áreas de Proteção Ambiental e monumentos históricos. Vale a pena gastar um dia nas redondezas só para conhecer.
É isso!
Hasta!
Nenhum comentário:
Postar um comentário