quinta-feira, 25 de junho de 2009

Ouro Preto - Patrimônio Histórico

Em tempos de crise, uma boa viagem que não pesa no bolso é sempre bom, não?
Nesse friozinho, algumas pessoas gostam de migrar para o calor (eu, por exemplo). Outras já preferem lugares que ficam badalados exatamente nessa estação do ano.

Não que Ouro Preto seja uma cidade de inverno. O carnaval de lá é um dos maiores de Minas Gerais. Mas o friozinho, as igrejas históricas, a Estrada Real (cada parte dela sozinha vale um post - quem sabe eu não faço uma série para o inverno), as montanhas e o Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana fazem da cidade uma boa opção pra passar as férias.

Prepare o tênis e o fôlego, porque a cidade é repleta de altos e baixos. São ladeiras e mais ladeiras, e todas as ruas (ou quase todas) são de calçamento de pedra, daqueles antigos. Mas a vista do alto de cada montanha é deslumbrante, e vale a pena tirar pelo menos um dia para caminhar pelas ruas, prédios e igrejas da cidade.

São tantos prédios históricos que até algumas repúblicas de lá (a Ufop - Universidade de Ouro Preto - cedeu algumas casas para os universitários morarem) estão na lista do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Elas inclusive passarão por uma restauração para retornar às características originais dos casarões.

Na minha opinião, as repúblicas de Ouro Preto são uma curiosidade à parte na cidade. Assim como a maneira que os bixos recebem o trote. Eles passam por períodos de experiência dentro das repúblicas, até serem aceitos. E cada república tem anos de existência, inclusive com fotos dos ex-alunos formados na Ufop que moraram lá. Aos que se interessam pela vida universitária (ou só por curiosidade mesmo), vale a pena conhecer.

O Festival de Ouro Preto e Mariana acontece no começo do mês de julho, com atividades culturais gratuitas. São exposições, debates, cursos e oficinas promovidos pela Ufop em parceria com a Fundação Educativa de Rádio e Televisão de Ouro Preto.

Para os que preferem o frio para programas mais românticos e tranquilos, a cidade foi declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. É o maior conjunto de obras barrocas brasileiras. Igrejas com esculturas de Alejadinho pipocam pela cidade, e não é difícil enxergá-las, já que ficam no alto dos morros, e ganham destaque pelo contraste do branco da pintura com a cor escura dos calçamentos.

Vale lembrar que as belezas naturais de Ouro Preto também merecem uma visita (mas na minha opinião, não no inverno, que por lá fica brabo por conta do vento da região montanhosa). A cachoeira das Andorinhas está numa área de proteção ambiental. Com 10 metros de altura, é possível fazer rappel, além de trekking (sempre acompanhado de monitores), e cicloturismo. Ou só para observar a paisagem mesmo, e fotografar os andorinhões-de-coleira, que por estarem presentes em massa por ali no verão, acabaram por batizar a cachoeira (e o Parque Municipal da Cachoeira das Andorinhas) assim.


É isso!
Boa pinga com mel na rua direita pra quem for por lá!
Usem muitas meias, o frio realmente dói!
beijos e boa viagem

Um comentário:

  1. Pinga com mel do Barroco, na rua direita e fazendo PILECO... rsrsrsrs. Oh congresso que deixou saudadessssssss... Gabi

    ResponderExcluir