quarta-feira, 27 de maio de 2009

Dia da Mata Atlântica (ou o que restou dela)

Hoje é comemorado o Dia da Mata Atlântica. Mas infelizmente, da vegetação original à época do descobrimento, atualmente só temos cerca de 7% no território brasileiro.

Na verdade, a Mata Atlântica é um conjunto de ecossistemas, que vai do mangue às árvores que vemos na descida da serra.

E para aproveitar o pouco que ainda resta dessa vegetação riquíssima (são mais de 22 mil espécies, e 9 mil delas só existem na Mata Atlântica), a sugestão é a descida da serra pela Estrada Velha de Santos.

O passeio deve ser marcado com antecedência, e fica bem melhor se o dia estiver claro e ensolarado (a chuva pode melar tudo, literalmente). Mas descer a serra a pé, acompanhando a trilha feita desde a época colonial e ainda ter o visual da serra e do mar durante todo o trajeto é de tirar o fôlego.

É preciso chegar cedo ao pé da Serra (as informações de local, horário e agendamento são com o Polo Turístico Caminhos do Mar), e ir preparado: roupas leves, protetor solar, repelente, lanche na mochila, água, tênis confortável (são algumas horas de caminhada leve) e o que se achar necessário. São 8 quilômetros de "trilha", com duração aproximada de 4 horas e meia.

Os telefones do Polo para agendamento e mais informações:
(13) 3372-3307 ou 3372-4414

O Polo funciona de terça à domingo, das 8:30 às 16h30.


Bom passeio!!!!!
beijos

2 comentários:

  1. Aiiiiiiiiii, que vontade!
    Vc já fez essa trilha?
    Deve ser maravilhoso!!!
    bjos
    Lydia.

    ResponderExcluir
  2. Oii

    Que tri, nunca imaginei que existia um dia da mata atântica! =)

    Beijão Clari

    ResponderExcluir