segunda-feira, 25 de maio de 2009

Dia da África

Comemorando o Dia da África, que é hoje, o Forum África em parceria com universidades de São Paulo promove alguns eventos relacionados ao bom e velho continente.

Para os cinéfilos, o Cineclube na rua Augusta exibe "Hotel Ruanda" e "Diamante de Sangue" (muito bom!!!), sempre às 19:00.

Ainda tem debates sobre a temática africana e um prêmio para projetos que abordem aspectos da África.

Agora, indo ao que interessa, vamos à África.
O continente é um mosaico de povos, culturas e línguas. O que significa que todos os tipos de perfis são bem vindos. Dá pra surfar e pular de bungee jump na África do Sul, conhecer os monumentos e as pirâmides egípcias ou simplesmente fazer aquele passeio pelo Saara no Marrocos.

Hoje eu vou falar do Marrocos. Mesmo porque, quase adoro o filme "Casablanca" (que infelizmente não tem nada a ver com a cidade de fato, ele foi rodado em Holywood) e a célebre deixa cinematográfica "We'll always have Paris" e a música clássica "As Time Goes by".

Se o Marrocos é o país mais próximo da Europa, e Casablanca é a cidade mais parecida com o outro lado do Mediterrâneo. Tanto que durante a 2ª Guerra (época em que se passa o filme), muitos europeus iam para lá e pegavam um avião para Portugal, fugindo da guerra.
Por isso na cidade é possível falar árabe (o país é muçulmano), francês (a colonização européia) e inglês (língua quase oficial do turismo).

De interessante no Marrocos temos paisagens naturais e a miscelânea franco-muçulmana do país.
O deserto do Saara cobre boa parte do território, e é possível fazer passeios de camelo que duram desde um dia até uma semana. Sem contar o Monte Toubkal, que tem trilhas de trekking de fácil acesso e baixo nível de dificuldade, bem no meio da cadeia do Atlas.

Marrakesh, uma das principais cidades, também tem suas maravilhas.
A arquitetura, o mercado a céu aberto e a praça Djemaa el-Fna, uma confusão e organização fascinante. Além de tudo, as mesquitas são um espetáculo que vale a visita, mesmo que seja pelo lado de fora (a não ser que voce seja muçulmano, não pode entrar).

Pra lembrar:
- A não ser que voce passe mais de 3 meses por lá, não precisa de vistos.
- Mulheres não-muçulmanas que viajem sozinhas devem tomar mais cuidado. Vestir-se discretamente, evitar contato visual com os homens e andar sozinha à noite evita algumas dores de cabeça.
- Não se esqueça de que está indo para um país desértico, o que significa mudanças drásticas de temperatura durante o dia.
- O Marrocos é um país muçulmano. Ou seja, as orações começam antes do sol nascer e eles não vendem bebida alcoólica fácil assim na rua. Adapte-se à realidade e ao país em que estiver!

Boa viagem!
beijos

Um comentário:

  1. ahhhh... adorei o post.
    vovó acabou de chegar do marrocos, com mil novidades... os camelos no deserto, a culinaria marroquinha, a arquitetura...
    mais o seu post agora...
    deu uma vontaaade de ir pra la!

    bjão clariii...
    Lydia

    ResponderExcluir