segunda-feira, 18 de maio de 2009

A cidade-lanche

Diferentemente dos outros posts, esse não tem notícia nem promoção de mote. Simplesmente está relacionada à vida da pessoa que lhes posta.

Voltando um pouco para o Brasil, e ficando um pouco no estado de São Paulo, eis que está a cidade de Bauru.
Conhecida por muitos pelo lanche, por outros pelas universidades e por poucos por qualquer outra atração, eu estou no grupo dos que não conheciam nada, passei pro grupo dos que conheceram pela universidade (minha querida UNESP Bauru) e depois entrei também no grupo do sanduíche.

Então vamos por partes.
Bauru não é uma cidade temática, como Jau (ou Jahu para os íntimos) ou Marília - ambas na região -, porque é uma cidade industrial, agrícola e universitária. Tudo junto numa coisa só. Mas a cidade tem a sua história, que começa com a parte do "agrícola".

Na época da expansão do café para o interior paulista, as ferrovias levavam imigrantes e sacas do campo para a cidade, e vice-versa. O auge do café passou, mas as ferrovias ficaram, e com elas o desenvolvimento que elas trouxeram. E aí entra a parte do "industrial".

O universitária começou depois, e agora temos UNESP, USC (Universidade do Sagrado Coração), USP, ITE (Instituto Toledo de Ensino), FIB (Faculdades Integradas de Bauru), Fênix, UNIP, e a minha memória só me permite lembrar dessas. Mas são muitos os universitários por lá.

Para conhecer um pouco mais da história e do que Bauru se tornou, vale a pena visitar a antiga estação ferroviária, no centro da cidade. A ferrovia ainda existe, mas majoritariamente para transporte de carga. A estação se tornou um museu, que tem vários projetos e está ligada à Secretaria Municipal de Cultura. Quem estiver quase sem ter o que fazer por lá, pode agendar um passeio pra conhecer melhor a história da estação, da ferrovia que corta Bauru (a Estrada de Ferro Noroeste do Brasil) e visitar os acervos das outras ferrovias.
Em dias de Virada Cultural no interior, por exemplo, a estação é palco de DJ's e exibições de filmes.

Logicamente que quem vai à Bauru e não come o famoso sanduíche não fez uma visita decente. E são várias as opções para comer o lanche, que na verdade não é misto com tomate. A receita original é vendida em vários restaurantes espalhados pela cidade, mas a minha indicação é o Bauru Chic. O restaurante é perto do shopping (o que significa fácil acesso ou pelo menos mais indicações), e o lanche não é caro e sustenta!

Além disso, as cidades da região são mais temáticas e também valem a visita.

Para chegar lá, é Castelo Branco - SP 300 (tem que ficar esperto na hora da saída) - e Marechal Rondon. São 350 quilômetros, mas as estradas são boas e muito bem sinalizadas.

Boa viagem!
beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário