quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Onde eu gostaria de estar: Londres

As pessoas que me conhecem sabem que, mesmo com a família real e tudo mais, a Inglaterra e a Grã-Bretanha num geral não são exatamente o meu sonho de consumo quando se trata de viagens - especialmente na Europa.

Sei que existe uma rivalidade histórica, mas vejo essa preferência pela porção continental do Velho Mundo (leia-se a França, exatamente) mais ou menos como a eterna disputa Rio X São Paulo. No meu caso, sou time França always. Ou melhor dizendo, toujours.

Porquê? Então chega o momento em que preciso me explicar, evidentemente: Londres é uma cidade cujo clima é uma atração turística à parte, quase como um cartão postal próprio. E com a semana chuvosa que nos aguarda, paulistanos, acho que ia gostar de estar em um lugar onde o clima corresponde com a época do ano. Sem contar que deve estar um frio bucólico (parafraseando uma colega) por lá agora.

Minha escolha também tem a ver com o ultimo livro que li, "As viagens de Alice", que conta a história da Alice, uma mulher madura (se eu disser senhora, apanho inconscientemente da minha mãe) que sai pelo mundo para viver as experiências que ela sempre quis ter, como ter aulas de pastoreio na Grã-Bretanha (não lembro exatamente se na Irlanda ou na Escócia) e aulas de culinária na Escola do Ritz, em Paris. E no capítulo da aula de pastoreio, as chuvas faziam parte da paisagem tanto quanto as ovelhas e os border collie.

O que tem de bom por lá? Confesso que toda essa garoa e esse frio atípico pra estação têm me feito pensar no inverno do hemisfério norte, e as recentes coincidências de filmes que se passam em Londres me deixaram mais simpática ao Big Ben, ao Parlamento Britânico e a Trafalgar Square (espero ter escrito isso certo).

Como a cidade não estava na minha "wish list" até agora, confesso que não conheço tanto quanto Paris, New York ou Istambul, mas filmes e leituras já deram um gostinho... Sem contar que a cidade é uma das principais metrópoles europeias desde o século XVII, ou até mesmo antes disso. Tem muita história por lá, isso sem falar de tudo relacionado à família real.

O que eu faria lá? Como disse, conheço Londres muito mais pelo que absorvi de filmes e livros. Então vamos ao roteiro básico:

- Eu faria o roteiro londrino do livro "O código Da Vinci", incluindo a catedral de St. James, que é um dos últimos prédios que eles visitam (sem spoilers, claro!); o tour clássico Big Ben + Parlamento Britânico + palácio de Buckingham; e como boa nerd que sou, incluiria alguns museus e algo relacionado aos últimos livros da história Harry Potter. E tem o Picadilly Center, além da roda gigante cujo nome esqueci.


Caso alguém tenha uma síncope e compre a passagem amanhã, não esqueça do cartão postal, por favor... 
É isso
Clarissa

2 comentários:

  1. Olá, também sou time França e não conheço NADA de Londres. Mas sugeriria para que você também colocasse no seu roteiro algo relacionado aos Beatles, Queen, enfim. Algo mais Rock n Roll em vez de só história-real-monumentos. Nem que seja para tirar uma foto na faixa de pedestres da Abbey Road!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo, Gabi. A Inglaterra foi berço de vários movimentos musicais, incluindo os Beatles, Rollings Stones e Sex Pistols. Faltou mencionar isso também, mas porque eu estava meio blue de tanta chuva e frio em pleno mês de novembro!

      Excluir