segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Um Caribe Brasileiro

Inspirada pela minha falta de bronzeado atual e constante, resolvi escrever sobre o último lugar que me deixou com alguma corzinha... Arraial do Cabo, RJ!


É Arraial do Cabo, ok?!




A cidade - ou o pequena vila - é parte da região dos Lagos, juntamente com Cabo Frio e Búzios, no norte do litoral fluminense. A água é mais fria que o normal para a costa brasileira, fenômeno conhecido por ressurgência, o que impressiona desde a formação da cidade, a primeira feitoria do Brasil, criada por Américo Vespúcio. 


Arraial tem belíssimas praias como Ilha Grande, mas quanto a história colonial do Brasil, a cidade fica para trás de outros ícones, como Porto Seguro ou Itanhaém. O importante é que o mar é verde, o sol é constante e que ali está uma das praias mais bonitas do país - pelo menos eu achei. 


Com praias como a do Farol, que na verdade é a única acessível a civis por estar em uma ilha administrada pela Marinha, a Praia do Forno e a Praia Grande, a cidade é conhecida como Capital do Mergulho, por suas areias brancas e águas transparentes. 


Trilhas para as praias são alternativa para não ir de barco, portanto prepare seus tênis!
Como a cidade em si não é muito grande, prepare-se para andar bastante - inclusive para as praias! O benefício das trilhas inclui visuais de toda a baía, como esse da foto! (Eu que fiz, aliás!) Mas se seu humor não estiver para um sol na cabeça e algumas subidas, faça passeios de barco pela região: todos saem do cais, mas procure empresas e embarcações regularizadas pelo Ministério do Turismo. 




Uma boa notícia, e um aviso: Arraial do Cabo possui um dos maiores índices de insolação (horas de sol) do estado, o que implica em MUITO protetor solar e muita hidratação. Por conta da ressurgência que deixa a água do mar mais fria na região, as temperaturas também ficam mais baixas - enquanto o Rio de Janeiro já atingiu facilmente os 40 graus, a máxima histórica de Arraial é de 34!


Mas a cidade e as praias valem a visita, portanto estoque protetor solar e faça as malas!


É isso!
Boa viagem!
beijo, tchau!

Um comentário:

  1. Amei a sua indicação de local!
    Já tive a oportunidade de conhecer Arraial do Cabo e também tenho algumas dicas legais.
    A primeira é pra não perder o passeio de barco que a Clari mencionou. Com esse passeio você pode conhecer praias lindíssimas, com águas verdes cristalinas.
    O barco realiza algumas paradas estratégicas, como em um bar flutuante, onde você pode degustar algumas ostras, caipirinhas e até dar uns mergulhos, com direito à tartarugas marinhas ao seu lado, se tiver sorte! (eu tive... rs)
    Outras paradas são em praias desertas, com areia branca, formada por farelos de conchas, simplesmente lindas, além de algumas formações rochosas curiosas, como a que parece um rosto de um homem bochechudo gigante!
    Realmente, é um passeio que dura quase um dia inteiro, mas que vale muito a pena.
    Outra dica é procurar um restaurante em Cabo Frio para jantar. Não me recordo o nome, mas lembro que servia um rodízio de camarão muito barato e de muitíssima qualidade! Além do mais, em Cabo Frio fica o agito, para os baladeiros de plantão.
    Vale a pena conferir!
    Boa viagem!

    ResponderExcluir