terça-feira, 18 de outubro de 2011

Lua de Mel, parte 1: friozinho bom

Em inspiração por conta de amigos/familiares queridos que casaram ou casarão em breve, resolvi fazer um "especial" com sugestões para viagens de lua de mel! E como para muita gente, lua de mel tem a ver com paisagens bonitas e hotéis aconchegantes, nada melhor que a região Sul, famosa e agitada durante o inverno!

Além da tradicional Gramado - que costuma servir de "base" para os passeios pelas Serras Gaúchas - a região também tem outras cidades que merecem a estadia, além de hotéis que são uma atração por si só!

O Lago Negro e as hortênsias - duas atrações de Gramado - Crédito Jrbresolin 
A região
As Serras em si são uma região a noroeste de Porto Alegre, com altitudes médias de mais de mil metros. São diversas cidades compondo o "circuito", mas alguns destaques são o grande chamariz de turistas, principalmente durante o inverno, que para a alegria dos bons apreciadores de um friozinho, são rigorosos, chegando na casa dos 0ºC, e em algumas ocasiões, até neva. O verão tem temperaturas amenas, na casa dos 22ºC.

Gramado fica a 115km de Porto Alegre, na chamada região das hortênsias (de fato, em todos os lugares disponíveis, é possível ver essas flores crescendo, como se fosse capim), que teve muita influência dos imigrantes alemães. O Vale do Quilombo oferece uma bela visão da região, como dá para perceber aqui...

Visão do mirante do Vale - Crédito Portal Onde Ir

Dicas boas - e luxuosas e caras - de hospedagem em Gramado não faltam.
- La Hacienda: Com jeito de fazenda, são apenas seis chalés em estilo rústico, na propriedade a 14 km do centro da cidade, próximo ao Vale do Quilombo. Prepare o bolso: 4 diárias por lá não saem por menos de R$700. Na baixa temporada, ok?!

- Casa da Montanha: Com chalés e apartamentos, esse hotel é tão aconchegante quanto, mas muito mais acessível: 4 diárias na baixa temporada (quinta à domingo, na pesquisa) saem por R$300.

Na região influenciada pelos imigrantes italianos, Bento Gonçalves é conhecida como a "capital nacional de vinhos", e um passeio pelo Vale dos Vinhedos oferece degustações em diversas vinícolas. Como a região é de clima frio e altitude elevada, o crescimento das uvas gera vinhos muito bons.

Em Camboriá do Sul, a 190km de Porto Alegre, está um hotel que, na minha opinião vale a pena a viagem, só pela sua existência, o Parador Casa da Montanha. São 12 tipos de quartos disponíveis, todos muito aconchegantes e com jeito de que você vai fazer valer o dinheiro da estadia. A paisagem é exatamente aquela que aparece em cartão postal: cânions cobertos de vegetação a perder de vista... mais ou menos assim...

Paisagem do hotel Parador Casa da Montanha - Crédito Divulgação

Bom, é isso!
Boa viagem e aproveitem o frio!
beijos

Um comentário: