quinta-feira, 22 de setembro de 2011

A "Pedra que Canta"

Inspirada por uma experiência de trabalho de uma amiga, resolvi escrever (e peço desculpas aos visitantes frustrados com a falta de atualização do blog - prometo me esforçar mais!) sobre Itanhaém, uma estância balneária no litoral sul de São Paulo.
A praça central da cidade, com a igreja matriz ao fundo - Crédito Prefeitura de Itanhaém

O nome da cidade deriva do Tupi, mas há várias interpretações para o significado - e eu prefiro "pedra que canta" a "pranto de pedra", "pedra que chora" ou "prato de pedra". A cidade é uma das mais antigas do país, fundada em 1532, e por durante alguns anos, foi a sede da Capitania de São Vicente.

Itanhaém é famosa por ter sido a moradia do jesuíta José de Anchieta, reza a lenda, descansava e buscava a inspiração para seus poemas em uma formação rochosa apelidada de Cama de Anchieta, e que hoje atrai muitos turistas admiradores de Anchieta. 

A cidade também foi o palco das gravações da novela global Mulheres de Areia, a versão de 1973, e a Praia dos Pescadores tem uma estátua de Serafim Gonzalez, o escultor de todas as mulheres de areia que apareciam nas cenas externas. 
A famosa estátua, lembrança da primeira versão da novela - Crédito Prefeitura de Itanhaém

Para os que gostam de lugares históricos, Itanhaém é um prato cheio: o Convento Nossa Senhora da Conceição, no alto do morro Itaguaçu, é um retrato vivo da época em que os jesuítas catequizavam os índios ao longo da costa brasileira. A subida é íngreme, mas tanto a vista da cidade e do mar quanto as construções valem a pena. A igreja matriz de Sant'ana, localizada no centro da cidade, data do século XVII, possui exemplares importantes da arte sacra paulistana e sua construção mantem-se a mesma até os dias de hoje. 
O Convento - Crédito Prefeitura de Itanhaém


Falando um pouco da história contemporânea da cidade, a sorveteria Kapilé e a Bananada Itanhaém são ícones da gastronomia. Fundada em 1967, a sorveteria possui receita única de sorvetes, que podem ser apreciados no sistema self-service ou nas tradicionais bolas na casquinha. A Bananada Itanhaém, do mesmo proprietário, possui diversas opções aos apreciadores da fruta popular em todo o país, da banana passa a bananada cascão.

As praias de Itanhaém também são boas indicações para um banho de mar ou aproveitar o sol. A Praia dos Sonhos, dos Pescadores, da Saudade, das Conchas, entre outras, valem o programa do dia, além da pausa para apreciar o por do sol.

Então é isso!
beijo, tchau!



2 comentários:

  1. nao conheço itanhaem, so de passagem mesmo, mas agora com a historia do surf, tem a prainha dos pescadores e a prainha do satélite se nao estou enganado. e no final, sorvetinho pra arrematar o dia!

    ResponderExcluir
  2. Bota legal nisso!
    Já tinha me dito que o litoral paulista é interessante... cada vez acredito mais! :)

    ResponderExcluir