quarta-feira, 30 de novembro de 2011

O fim do mundo é logo ali, parte 1

Um levantamento da Rede Litoral, grupo que integra cientistas de diversas instituições no Estado e em Minas, apontou que o aquecimento global já está afetando praias do litoral norte paulista, como São Sebastião, alterando o ciclo de chuvas e com provável aumento dos fenômenos na região, como deslizamentos e inundações.

Como se as praias já não fossem motivo suficiente pra pegar o carro e descer a serra, o aquecimento global faz a viagem ser antecipada - afinal, nunca se sabe quando todas as consequências se agravarão. E eis que surge o blog e a pessoa que vos escreve...

São Sebastião, na minha opinião, é a cidade mais heterogênea do litoral norte de São Paulo. Há várias opções num raio de poucos quilômetros: de praias praticamente desertas a alguns dos lugares mais badalados da costa paulista.Eis alguns exemplos...

A praia das Cigarras, uma das mais próximas à divisa com Caraguatatuba, é de águas calmas e areia grossa. Muito frequentada por família, especialmente as com crianças. As árvores próximas à calçada também contam, porque ajudam a aliviar o calor e o sol. No verão, o sol nasce (ou nasceu quando estive por lá) atrás de Ilhabela, o que dá boas oportunidades para um exercício de fotografia, ou simplesmente apreciar o pôr do sol.

A praia das Cigarras, com Ilhabela ao fundo - Crédito Prefeitura Municipal

Indo sentido Bertioga, a Praia do Pontal da Cruz é referência por seu pier, utilizado para saídas de barcos de pescadores e passeios de escunas. Mas a faixa de areia é larga e as águas são tranquilas, o que significa boa para crianças, caminhadas e outros esportes à beira-mar.

Na sequencia rumo a Santos, a Praia Preta também é uma boa pedida. Apesar da areia ser "apenas" escura, ela é uma das melhores opções para visualizar as Ilhas das Ilhas, além de ser um bom ponto de mergulho pelas águas calmas e pela praia ser pequena.

Já entrando no departamento "quase selvagem", a praia das Calhetas é uma das mais rústicas do município. Por ter acesso restrito - fica entre os bairros de Toque-Toque Grande e Pequeno - por um condomínio e uma caminhada de 10 minutos até a praia em si, a praia tem poucos visitantes, nenhuma infra-estrutura (ou seja, vá preparado!), mas compensa na beleza. A cachoeira também ajuda os apreciadores de ambientes "intocados" a curtirem o local. A ilha de Toque Toque Grande, localizada à frente, é a cereja no sundae dessa combinação.

Para contrastar com a tranquilidade de Calhetas, algumas praias depois está toda a badalação de Maresias, o centro do agito noturno de São Sebastião, e do Litoral Norte. A praia em si serve para curtir música eletrônica - o principal estilo musical de toda essa faixa de areia -, curtir com os amigos e paquerar. Mesmo porque, com uma das infraestruturas mais sofisticadas do litoral e gente bonita circulando o tempo todo, fica difícil prestar atenção no mar. Dica pessoal do ser que vos escreve: o restaurante Os Alemão. Não, não recebi para falar dos caras. Apenas acho a comida de qualidade e o preço justo. O Sirena, referência nacional no ramo de casas noturnas, é melhor apreciado longe dos grandes feriados, mas ainda na temporada, quando a praia em si não está muito lotada.  

A circulação na areia é alta o dia todo em Maresias - Crédito Prefeitura Municipal

Já quase na divisa com Boracéia, Camburi é uma mistura de praia familiar com algum agito jovem. A praia tem uma península dividindo Camburi e Camburizinho, um rio desaguando no mar pronto para oferecer aquele banho de água doce, ondas para o pessoal do surf e do bodyboard, uma balada cujo nome não me recordo (mas remete à Pirata), e algumas tendas montadas na praia durante a temporada de verão. Vale o passeio e a estadia.

Finalizando o post, e praticamente o o município de São Sebastião, está Juquehy, uma das praias mais chiques da costa paulista. As areias são brancas, as águas são claras e a praia conta até com um mini-shopping. A vegetação é bem preservada, e isso implica também na população de insetos do local - portanto, prepare o repelente. O mirante proporciona uma bela visão de toda a praia, vale a pena.

Infelizmente, não fui contemplada com dias de sol na minha estada em Juquehy - Crédito Prefeitura Municipal 

Bom, é isso!
Boa viagem!
Beijo, tchau!

Nenhum comentário:

Postar um comentário