segunda-feira, 9 de novembro de 2009

A Ilha

Em tempos de aquecimento global, quando (porque é só uma questão de tempo) o nível dos oceanos subirem, as belas praias ao redor do planeta serão as primeiras a sofrer as consequências.

Já que isso ainda não aconteceu, o jeito é aproveitar enquanto é possível.

Uma recomendação é a Ilha Grande, na baía de Angra dos Reis, RJ.

A ilha já foi de tudo, ao longo da história do Brasil: refúgio de piratas holandeses, quarentena de leprosos, presídio para os presos políticos... mas patrimônio histórico à parte, a Ilha é toda linda, e proporciona passeios para todas as idades, gostos e preparos físicos.

Aos surfistas, a praia de Lopes Mendes - a única de mar aberto - traz areias brancas e grandes ondas.

Aos tranquilos, um pouco mais de variedades: todas as outras praias abertas à visitação tem aguas calmas e cristalinas.
As variações ficam entre a inclinação, a cor e a largura da faixa de areia. A praia Preta, por exemplo, fica a apenas alguns minutos de caminhada da Vila do Abraão (ponto principal da ilha, onde ficam as lojas, os restaurantes e outros estabelecimentos comerciais) e possui areia fina, escura, com alguma inclinação para as ondas quebrarem e um relativamente pequeno espaço de areia para as pessoas descansarem.

Há também as que não tem areia, e desembocam nas pedras. Lagoa Azul e Lagoa Verde são dois dos exemplos de lugares propícios para o mergulho livre ou simplesmente apreciar a paisagem de águas claras e verdes.

Para os aventureiros (e bem dispostos) a trilha de Dois Rios leva às ruínas do Presídio que funcionou na Ilha até a década de 1990. Dentre os presos que ficaram por lá está Graciliano Ramos, perseguido político, e foi dessa "estadia" que nasceu o livro 'Memórias de um Cárcere'. Fica a observação: são mais de duas horas de trilha, portanto, esteja preparado.
Além da caminhada rumo ao interior da ilha, também é possível fazer uma trilha da Vila do Abraão até a praia de Lopes Mendes. Subidas à parte, o visual da baía de Angra compensa todo o esforço.

Se alguém cogitou a escolha de Ilha Grande para os feriados de fim de ano, um lembrete: a Ilha é muito visitada por estrangeiros, e quanto antes fizer reserva, menor a chance de surpresas.

É isso!
Hasta!

Um comentário:

  1. Olá, Clarissa!
    Boa tarde! Quanto ao comentário que você deixou em meu blog, gostaria de sugerir que você converse com o Leonardo http://correndo-descalco.blogspot.com/ que é bem mais experiente do que eu nesse assunto.
    Boa sorte com a matéria.

    ResponderExcluir